Pular para o conteúdo

Museu do Eclipse

    Museu do Eclipse

    Museu do eclipse em Sobral/CE onde confirmou ao mundo a teoria da relatividade de Albert Einstein. Fundado em maio de 1999, em comemoração aos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade em Sobral.

    O Museu do Eclipse é composto por um complexo que inclui o Observatório Astronômico Henrique Morize. Seu acervo é composto por um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos, utilizados nos estudos de ciências das escolas da região.

    Museu do Eclipse

    No Museu do Eclipse, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein, além das fotos que registraram a presença da expedição científica em Sobral. Também pode-se conferir fotos de galáxias e planetas, o primeiro mapa lunar do Brasil e o jornal The New York Times que noticiou a comprovação da Teoria da Relatividade.

    Um simulador elétrico de eclipses e réplicas movimentadas do Sistema Solar traduzem, de modo virtual, as experiências das expedições astronômicas.

    Construído na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse está localizado no ponto de onde foi observado o eclipse de 1919. Sua arquitetura arrojada, com projeto do sobralense Antenor Coelho, tem a forma de duas meias luas. Elas ficam parcialmente no subsolo, encobertas por um gramado, não agredindo o projeto urbanístico da praça.

    Para compor o complexo, há ainda um monumento erguido em 1974, em homenagem ao eclipse e um outro construído em 1923, e agora recuperado, marcando os 200 anos de fundação de Sobral.

    Em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o museu também realiza atividades externas, em praças e instituições de ensino, com um planetário móvel e telescópios de pequeno porte.

    Localização do Museu do Eclipse

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *