Documentário da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Jardim do Seridó foi lançado pelo Museu Câmara Cascudo e gravado em 1963.
O documentário é fruto da expedição liderada por Veríssimo de Melo ao município de Jardim do Seridó, distante 250km de Natal. Entre dezembro de 1963 e janeiro de 1964, ele documentou as celebrações centenárias da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na região.
A equipe de Veríssimo contava com a participação de Elizabeth e Nássaro Nasser e Raymundo Teixeira da Rocha. As imagens são do cinegrafista Luiz de França Filho. Além do filme e das gravações em fitas de rolo, a expedição coletou ainda partituras e letras de músicas cantadas e tocadas na celebração, bem como uma descrição dos festejos.
As imagens e gravações de áudio que compõem esse vídeo foram descobertas no Arquivo Institucional do Museu Câmara Cascudo em 2022, quase 60 anos depois da expedição liderada por Veríssimo de Melo ao município de Jardim do Seridó, em 1963, para documentar os cem anos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos promovida na cidade da região Seridó.
O material foi digitalizado em uma parceria do Museu Câmara Cascudo com o grupo religioso e o material digitalizado foi reeditado pelo multiartista Julhin de Tia Lica para criar uma narrativa sonora para as imagens. Quase 60 anos depois, em novembro de 2022, o filme foi exibido pela primeira vez em Jardim do Seridó, durante a realização do I Sankofa, Encontro dos Reinos Pretos do RN.
Em setembro de 2023, na Primavera dos Museus, o vídeo foi exibido pela primeira vez em Natal, em uma sessão de cinema no Parque do Museu, realizada em parceria com o Kurta na Kombi.