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Petrobras é a nova patrocinadora máster do Museu da Língua Portuguesa

    Museu da Língua Portuguesa

    Por meio do Programa Petrobras Cultural, a empresa apoia o Museu com R$ 3,5 milhões através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, integralmente revertidos para a ampliação das ações culturais e educativas, incluindo a nova exposição temporária em cartaz, Línguas africanas que fazem o Brasil.

    O patrocínio da Petrobras vai possibilitar a dinamização de todas as atividades do Museu até abril de 2025, incluindo programação cultural, programa educativo, pesquisas, cursos para professores, mobilização de escolas públicas para visitas mediadas, entre outras ações. Além disso, durante a temporada 2024, a Petrobras promoverá três dias gratuitos para o público, a serem anunciados nas redes do Museu.

    A mostra Línguas africanas que fazem o Brasil, que fica em exibição até janeiro de 2025, tem curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana. A exposição aborda como a presença das línguas africanas presentes no Brasil, como as do grupo bantu e a iorubá, colaborou com a formação da cultura e do português falado no Brasil.

    A Petrobras tem em sua história mais de 40 anos de patrocínio à cultura brasileira. “Investimos em muitas fontes de energia e certamente uma delas é a cultura, uma força que movimenta e transforma a sociedade. A Petrobras tem orgulho em patrocinar o Museu da Língua Portuguesa, reforçando a pluralidade de manifestações da cultura brasileira e levando a arte a todos os públicos”, aponta Milton Bittencourt Neto, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.

    A Petrobras vive um momento de fortalecimento do seu Programa Petrobras Cultural. A empresa realizou, recentemente, um processo de seleção de projetos culturais e recebeu 8 mil inscrições de todas as regiões do país, tendo como foco a valorização da diversidade em todas as suas formas e a economia criativa que gera desenvolvimento. “O Museu da Língua Portuguesa já contou com uma bem-sucedida exposição patrocinada pela Petrobras, via seleção pública, em 2023, e agora seguimos com a parceria renovada e ampliada para 2024”, explica o gerente de Patrocínio Cultural da empresa.

    Museu público pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa pode receber patrocínios externos por meio do modelo de gestão em parceria com organizações sociais de cultura, um diferencial da gestão realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas que permite a junção de investimentos público e privado na democratização da cultura. O Museu é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social sem fins lucrativos especializada na gestão de museu.

    No Museu da Língua Portuguesa, os patrocínios privados contribuem para a sustentabilidade institucional. Dessa forma, empresas que acreditam no poder da cultura como força transformadora e impulsionadora, como a Petrobras, contribuem para a excelência e maior alcance de suas ações à sociedade.

    “A parceria entre Petrobras e Museu da Língua Portuguesa reforça o compromisso de ambas as instituições com a democratização da cultura, realizada com qualidade e eficiência”, comenta a diretora executiva do IDBrasil, Renata Vieira da Motta.

    A parceria entre o Museu da Língua Portuguesa e a Petrobras teve início em 2023 com o patrocínio à exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre as línguas dos povos originários que existem e resistem nos dias de hoje no território brasileiro. Com curadoria da artista e ativista indígena Daiara Tukano, a mostra esteve em cartaz na sede do Museu, em São Paulo, entre outubro de 2022 e abril de 2023.

    O Programa Petrobras Cultural tem a brasilidade como elemento norteador, que se materializa nas temáticas, origens, curadoria, história e características de cada projeto selecionado.

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