O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar vestígios arqueológicos da primeira presença humana na América do Sul.
Seus limites foram finalizados em 1990, e o parque está sob jurisdição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Pela sua importância, a UNESCO o incluiu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa do Brasil como patrimônio misto.
Em 1993, o Parque foi incluído no Livro de Inventário Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Cerca de 400 sítios arqueológicos foram localizados na área listada. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico.
A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre os dez que protegem a caatinga, compreendendo quase 40% da caatinga protegida do país.
Com uma área de cerca de 130.000 hectares, está localizada no sudeste do estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e José Dias.
Fica a 530 quilômetros da capital do estado, Teresina. Ao seu redor foi criada uma Área de Proteção Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, constituindo um cinturão de proteção adicional. Desta forma, os sítios são protegidos e intactos em termos de preservação física e compreensão.
Localizada na região topográfica de clima das caatingas, na área limítrofe de duas principais formações geológicas – a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão ao redor do rio São Francisco – é privilegiada por sua diversificada vegetação e topografia e paisagens de beleza estonteante Pontos de observação de vales, montanhas e planícies.
Apresenta também um dos mais relevantes acervos de sítios arqueológicos das Américas que fornecem dados importantes e ainda permitem um exame abrangente das teorias estabelecidas sobre a entrada humana no continente americano.