
O Parque Nacional de Sete Cidade está localizado no norte do Piauí, entre os municípios de Brasileira e Piracuruca.
Criado em 1961 pelo decreto 50.744, de 8 de junho de 1961, por Jânio Quadros, o parque abrange uma área de 6.222 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O parque é famoso por suas formações rochosas, divididas em sete grupos distintos, que inspiraram o nome “Sete Cidades”. Essas formações de arenito foram esculpidas pela erosão da chuva e do vento ao longo de milhões de anos. As Setes Cidades foram numeradas conforme foram sendo descobertas pelo cearense Jácome Avelino, em 1886.
O parque contém savanas áridas (florestas de babaçu) e áreas de contato entre savana, savana árida e floresta sazonal, protege uma importante formação geológica e conserva os recursos hídricos em uma região seca.
A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade. Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.
Os principais atrativos geológicos são a atração principal, além de algumas pinturas rupestres e inscrições pré-históricas, semelhantes às da Serra da Capivara, que indicam a presença humana na região há milhares de anos.
Cidades
1ª Cidade
- Piscina do Olho d’água dos Milagres
- Pedra dos Canhões
- Floresta de Pedras
- Trilha da Sambaíba
2ª Cidade
- Arco do Triunfo
- Sitio Pequeno da Pedra da Inscrição
- Sitio da Pedra Americana
- Sitio da Mão de Seis Dedos
- Paredão de Bromélias
- Biblioteca
- Sitio do Camaleão
- Pedra do Castelo
3ª Cidade
- Dedo de Deus
- Os Três Reis Magos
- Curral de Pedras
- Furo Solsticial
- Mapa do Brasil
- Pedra do Beijo
4ª Cidade
- Archete
- Cidadela
- Portal
- Grande Muralha
- Beijo dos Lagartos
- Mapa do Brasil
- Passagem do Índio
5ª Cidade
- Sitio da Pedra da Inscrição
- Furna do Índio
- Pedra do Imperador
- Pedra do Camelo
- Pedra do Ultimo dos Moicanos
- Gruta do Catirina
- Tumulo do Filho do Catirina
6ª Cidade
- Pedra da Tartaruga
- Pedra do Elefante
- Pedra do Cachorro
7ª Cidade
- Gruta do Pajé
- Sitio de Pinturas
- Casario
Formações Rochosas
Com suas impressionantes formações rochosas, pinturas rupestres, trilhas deslumbrantes, piscinas naturais e uma refrescante cachoeira, este parque é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura.

Entre as formações rochosas mais emblemáticas, estão a Pedra da Tartaruga, o Portal dos Desejos, e os mapas do Brasil e do Piauí. Cada um desses locais possui aparências únicas que nunca deixam de surpreender os visitantes.
Destaque também para as intrigantes Pedra do Canhão, Pedra do Cachorro, Pedra do Elefante e a majestosa Pedra de Dom Pedro I. Cada uma destas formações carrega consigo um simbolismo e uma história que alimentam a curiosidade e o encantamento.
Pedra da Tartaruga

Pedra da Jiboia

Portal dos Desejos

Pedra do Canhão

Pedra do Cachorro
Pedra do Dragão

Pedra do Elefante

Rochas dos Reis Magos

Pedra do Mapa do Piauí
