Pular para o conteúdo

Parque da Serra da Capivara é candidato a patrimônio natural da UNESCO

    Serra da Capivara

    O Parque Nacional da Serra da Capivara pode estar na lista de candidatos à Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Natural.

    A lista de sete candidatos ao título é feita em reserva e costuma ser mantida em sigilo. No entanto, o documento foi obtido pela imprensa e tem circulado nas redes sociais. A lista oficial deve ser anunciada ainda em janeiro.

    De acordo com o titular do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues, esta é a segunda vez que o parque participa da candidatura. A primeira vez foi em 2003.

    O local já é Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991 pela Arte Rupestre. Agora, quer ser também consagrado como Património Natural. Para avaliar o ponto turístico do Piauí, a UNESCO levará em conta questões ambientais, como o bioma, a Caatinga, sua fauna e flora.

    “O primeiro passo que um país deve dar é fazer um ‘inventário’ de seus importantes patrimônios naturais e culturais localizados dentro de seus limites. O nosso foi feito desde 2003, a primeira vez que houve uma candidatura. cabe ao Comitê do Patrimônio Mundial a decisão final sobre sua inscrição. Estamos nessa fase. É interno, não temos acesso aos processos de avaliação”, explicou Marian Rodrigues.

    Segundo Marian Rodrigues, também doutora em arqueologia, o sítio piauiense, assim como os demais, será avaliado segundo os seguintes critérios:

    • Ser considerada como um fenômeno natural ou uma área de excepcional beleza;
    • Ser um exemplo representativo de alguma fase relevante da história humana ou terrestre, como processos geológicos;
    • Representando processos ecológicos e biológicos proeminentes da evolução do ecossistema;
    • Representando a conservação da biodiversidade ou contendo habitats naturais representativos.
    • Marian Rodrigues também explicou que se o Parque Nacional da Serra da Capivara for o escolhido, será um patrimônio misto: cultural e natural. No Brasil, existe apenas um patrimônio desse tipo, que é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

    Além do Piauí, belezas de outros estados também estão na lista de candidatos, como os Lençóis Maranhenses (MA), o Parque do Itatiaia (RJ), o Raso da Catarina (BA), as grutas do Peruaçu (MG), o Pantanal do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *