Pular para o conteúdo

Museu Histórico de São Vicente vence prêmio nacional na área do patrimônio cultural

    Museu Histórico de São Vicente

    O Museu Histórico de São Vicente, instituição pertencente a prefeitura Municipal, foi reconhecido como iniciativa inovadora e venceu o 33° Prêmio Rodrigo Franco de Andrade. A instituição receberá R$ 20 mil em recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foram mais de 500 projetos participantes. Além do museu vicentino, mais onze ações foram premiadas e cinco tiveram menções honrosas. Com o valor, o museu irá equipar sua estrutura.

    Para participar do prêmio, o Museu inscreveu um projeto e um vídeo como proposição, destacando principalmente seu patrimônio imaterial. Confira o vídeo:

    O Museu Câmara Cascudo, da UFRN (MCC/UFRN), também participou da realização do projeto. “O conhecimento produzido na universidade deve chegar para todos. Quando nossos saberes teóricos e técnicos encontram um povo que ama sua cidade e causa uma mobilização que envolve tanta gente, como ocorre no município de São Vicente, produz resultados realmente excepcionais, que impressionam o Brasil. O prêmio será importante para a continuidade do projeto e reconhecimento do trabalho de cada um envolvido em nossa rede de agentes para preservação da história e cultura local”, disse o historiador do MCC/UFRN, Moysés Siqueira.

    Para diretora do Museu Histórico de São Vicente, Rafaela Santos, o recebimento do prêmio é uma honra. “Fruto do reconhecimento de um trabalho coletivo e feito com muito amor, nosso município fica muito feliz em poder representar o Rio Grande do Norte nacionalmente”, afirma ela.

    História do Museu Histórico de São Vicente

    O reconhecimento como iniciativa de excelência foi dado à ação executada pelo Museu Histórico de São Vicente, em parceria com o Museu Câmara Cascudo e atuação de gestores, professores, estudantes e agentes culturais municipais de São Vicente, ao longo de 2019 e 2020. Na ação foram identificados mais de 100 bens culturais, entre as quais podemos destacar: os lugares dos sítios arqueológicos e da Rua Velha; a Festa do Padroeiro São Vicente Férrer; o ofício dos Cachimbeiros e as expressões dos artistas plásticos, bandas de música, teatro e da Capoeira.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *