
O Museu Nacional Zayed faz parte do Distrito Cultural Saadiyat na Ilha Saadiyat, nos Emirados Árabes Unidos. O Museu Nacional Zayed leva você pela história dos Emirados Árabes Unidos, de volta a uma ferramenta de pedra de 300.000 anos encontrada em Jebel Hafit, em Al Ain.
Com uma forma autêntica de contar histórias, os objetos em nossas galerias conectam o passado antigo com as tradições vivas das pessoas.

O museu foi nomeado em homenagem ao fundador dos Emirados Árabes Unidos, o sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan e dedicado à história e à cultura de Abu Dhabi.
No final da década de 1950, o falecido xeque Shakhbut bin Sultan Al Nahyan, então governante de Abu Dhabi, convidou uma equipe de arqueólogos dinamarqueses para escavar a Ilha Umm an-Nar, onde descobriram um sítio da Idade do Bronze.
O irmão do xeque Shakhbut, o xeque Zayed, os visitou e os convidou para investigar locais que ele conhecia em Jebel Hafit, em Al Ain. Eles fizeram muitas descobertas na área, incluindo um importante sítio da Idade do Ferro. Uma nova geração de arqueólogos nos Emirados Árabes Unidos continua a desenvolver estas descobertas.
O Museu Nacional Zayed faz parte do empreendimento da Ilha Saadiyat, que contém o museu Louvre Abu Dhabi, projetado por Jean Nouvel e concluído em 2017, e o complexo inter-religioso Abrahamic Family House, assinado pelo escritório Adjaye Associates, inaugurado em 2023.