
O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado entre os estados de Rio de Janeiro e São Paulo, abrangendo seis municípios, dois do lado fluminense e quatro do lado paulista. Os principais atrativos têm acesso por Paraty (RJ) e por São José do Barreiro (SP).
Além dos atrativos naturais, como cachoeiras e montanhas, o parque também conta com notável valor histórico-cultural. Um dos destaques nesse sentido é a trilha conhecida como Caminho do Ouro, utilizada no período colonial para transporte do ouro que vinha de Minas Gerais até o porto de Paraty. Outros pontos muito procurados pelos visitantes estão a Pedra da Macela, a Pedra do Frade e a Cachoeira Santo Isidro.
O parque cobre 104 mil hectares de Mata Atlântica, e abriga diferentes paisagens – de territórios com altitude de 2 mil metros acima do nível do mar, até áreas com piscinas naturais, praias e costões rochosos. Ele também é reconhecido como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 1992.