O Museu Pelé, instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), apresenta a incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento, também conhecido como Pelé, o “Atleta do século XX”. O museu exibe documentos, camisas, sapatos, bolas, prêmios e troféus, entre muitos outros itens da coleção pessoal de Pelé. Nos 4.134m² do museu, os visitantes também podem desfrutar de áudio, filme, fotos e textos sobre a história de Pelé.
O Museu Pelé é um espaço cultural localizado em Santos, cidade onde o famoso ex-jogador de futebol nasceu e se iniciou profissionalmente. O museu foi inaugurado em 15 de junho de 2014, coincidindo com a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014, e tem como objetivo homenagear e preservar a memória e a trajetória de Pelé, considerado um ícone do futebol mundial.
Ele também inclui exposições interativas e um teatro onde os visitantes podem assistir a documentários e outros filmes sobre Pelé. O museu é um atração turística popular em Santos e é considerado imperdível para os fãs de futebol que visitam o Brasil.
Casarão do Valongo
O Museu Pelé está localizado no que era a maior edificação de São Paulo em sua época. O primeiro prédio foi construído em 1867 para abrigar a sede do governo da Província de São Paulo, que seria transferida para Santos, mas isso não aconteceu.
O segundo prédio data de 1872. No estilo neoclássico, os imóveis abrigaram a Prefeitura e a Câmara ao longo dos anos e também foram sede da primeira faculdade de Farmácia e Odontologia da cidade. Depois, eles foram usados para o comércio.
Em 1985, um incêndio destruiu um dos prédios, e o outro foi afetado por um desastre em 1992. Por décadas, eles ficaram em ruínas. Após quatro anos de obras, que reconstruíram a fachada original, o volume e os acabamentos, o edifício foi inaugurado em junho de 2014, com instalações modernas no interior.