
Com mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 e abriga uma das paisagens mais emblemáticas da região nordeste do país. Se destaca por suas dunas de areia branca e livre e lagoas interdunares temporárias e permanentes. Está localizado em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, no nordeste do Brasil.
O parque possui a maior extensão de dunas, tanto fixas quanto móveis da América do Sul. A área protegida está inserida em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, e inclui ecossistemas de restingas, campos de dunas, além da costa oceânica.
Em 26 de julho de 2024, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Brasil, agora é um Patrimônio Mundial. Além de seu importante papel na conservação da biodiversidade, o órgão internacional destaca os valores estéticos e geológicos/geomorfológicos globalmente significativos do local, que podem ser vistos nesta fotografia.

Com a opção de fazer caminhada, piquenique, passeios de bicicleta e banhos nos lagos, opções não faltam para curtir os lençóis. Uma das atividades que não pode faltar é sentar na areia e admirar a belíssima formação da natureza, que é o suficiente para quem ama belas paisagens e contato com a natureza.
Vale lembrar que não é o ano todo que as vazantes estão cheias. O período de chuvas vai de janeiro a junho, sendo que momento onde é possível pegar o auge das cheias dos Lençóis Maranhenses são os meses de abril e maio.

Este parque define bem a expressão popular “uma imagem vale mais que mil palavras”. É impossível descrever a beleza deste lugar apenas com palavras, por isso não hesite em conhecer este parque de beleza indescritível no Maranhão.
A sugestão de hospedagem para conhecer os Lençóis Maranhenses é ficar hospedagem em Barreirinhas, sendo que uma sugestão de hotel é o Porto Preguiça Resorts de categoria 5 estrelas, com diárias a partir de R$ 787,00.